domingo, 15 de agosto de 2010

Praia Vermelha - Bondinho Morro da Urca e Pão de Açúcar

Ao fundo o Pão de Açúcar


Visitamos a praia Vermelha no último dia de viagem. A praia fica no bairro da Urca. É na praia Vermelha que sai o bondinho que vai até o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. A praia é pequena e tem uma paisagem muito envolvente. De um lado fica o  morro da Urca e do outro o morro da Babilônia. O Pão de Açúcar também pode ser visto deste local.
A seguir um pouco sobre a História do teleférico mais popular do mundo.

HISTÓRICO DO TELEFÉRICO PÃO DE AÇÚCAR 
(fonte: http://www.bondinho.com.br/)

O antigo teleférico do Pão de Açúcar foi uma idealização do engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos durante a Exposição Nacional de 1908 na Praia Vermelha. Este engenheiro conseguiu autorização do Prefeito do Distrito Federal, na época Serzedêlo Corrêa para a construção de um caminho aéreo e sua exploração. O primeiro trecho dos bondinhos do Pão de Açúcar (Praia Vermelha ao Morro da Urca) foi inaugurado em 27 de outubro de 1912 e o segundo trecho (Morro da Urca ao Pão de Açúcar) foi inaugurado em 18 de janeiro de 1913. Os bondinhos antigos só comportavam 24 pessoas por viagem - 115 pessoas por hora, o que causava longas filas à entrada do teleférico. Então, em 1969, o Governador da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, abriu concorrência pública para a nova concessão por 30 anos, que foi vencida pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA). O Estado estabeleceu a obrigação da duplicação da linha aérea que era atendida por um só bondinho, porém, a CCAPA contrapropôs a instalação de um moderno teleférico (o que representou investimento 10 vezes maior ao da duplicação), com capacidade para 75 pessoas por viagem – 1360 por hora, com desenho arrojado, único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes. Em 29 de outubro de 1972, começaram a funcionar os atuais bondinhos que foram idealizados e realizados pelo engenheiro Cristóvão Leite de Castro, Diretor Presidente da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar 1962 a 1999.
Curiosidades:
Freqüência: 900.000 pessoas anualmente (em média)
Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
Altura do Morro da Urca: 220 metros
Extensão da Praia Vermelha ao Morro da Urca: 575 metros
Extensão do Morro da Urca ao Pão de Açúcar: 750 metros
Duração do trajeto: Praia Vermelha/Pão de Açúcar – 6 minutos
Velocidade média: 6 m por segundo (1º trecho) 10 m p/segundo (2º trecho)
Horário de funcionamento: diariamente de 20 em 20 minutos a partir de 08:10 até 21:00,
Sustentação do bondinho: 2 cabos-trilho de aço com 50 mm de espessura constituídos de 154 fios de aço unidos entre si e cabo tração de 24 mm de diâmetro que “puxa” os bondinhos

Pão de Açúcar
Fonte
www.starnews2001.com.br/bondinho_rio.html

Marca registrada da cidade do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos. O Pão de Açúcar é circundado por uma vegetação característica do clima tropical, especificamente um resquício de Mata Atlântica com espécies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram extintas.

Bondinho do Pão de Açúcar:
Partidas do Bondinho a cada 20 minutos ou quando for alcançada a lotação máxima
Estação do Teleférico
Endereço: Avenida Pasteur, 520 Bairro: Urca, Praia Vermelha
Valores: Praia Vermelha até o Pão de Açúcar 44 reais. Praia Vermelha até o Morro da Urca 22 reais. Crianças até 6 anos não pagam. Crianças de 6 a 12 anos, idosos a partir de 60 anos e deficientes físicos 50% de descontos nos tickets.
Informações: (21) 2546-8410 / (21) 2461-2700

Nenhum comentário:

Postar um comentário