sábado, 14 de agosto de 2010

Estádio Maracanã

O Maracanã visto do alto do Cristo



Não poderíamos deixar de visitar o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca. Pelo preço de 20 reais é possível fazer um passeio monitorado que inicia pela Calçada da Fama, onde é possível encontrar os pés em argamassa de craques como Zico, Garrincha, Bebeto, Roberto Dinamite, Romário e Robinho, entre outros. A visita segue pelo hall dos elevadores, corredores subterrâneos, vestiários, sala de aquecimento, campo (gramado), vista panorâmica no 6º andar, tribuna de honra e tribuna de imprensa.

Calçada da Fama:
Na parte de fora do museu fica localizada a Calçada da Fama do Maracanã. O local foi inaugurado em 2000, data do cinquentenário do estádio. 

Garrincha: O Anjo das Pernas Tortas pode ter seus pés eternizados no Maracanã através de uma doação da família Mourão, que por anos manteve a placa intacta num acervo particular. Após a morte do joalheiro Caio Mourão, seus filhos decidiram doar a peça à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) para que o craque fosse relembrado eternamente, junto com outros consagrados jogadores.

 









Colorados e Gremistas representados na Calçada da Fama

Curiosidades:

  • As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de mil e quinhentos homens, tendo somado a estes mais dois mil nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965

  • Sua inauguração ocorreu numa partida de futebol amistosa entre as seleções do Rio de Janeiro e São Paulo, no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O meio-campista da equipe carioca Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio.

  • A Seleção Brasileira disputou no Maracanã cinco partidas. Na partida final, foi registrado oficialmente o público recorde de 199.854 torcedores presentes (173.850 pagantes).Nesta decisão, o Brasil foi derrotado de virada por 2 a 1 para o Uruguai. A derrota em solo nacional ficou marcada na história do povo brasileiro, sendo conhecida popularmente como o Maracanazo.
Estádio Maracanã
Rua Professor Eurico Rabelo, s/n
Rio de Janeiro
Fone: (0xx)21 2299-2472

Nenhum comentário:

Postar um comentário